SOBRE O ARQUIVO
Parte da tese para a obtenção do título de Doutor em Arquitetura e Urbanismo pelo curso de pós-graduação da FAU USP – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – o presente website se destina à publicação e difusão da produção arquitetônica de Eduardo de Almeida.
Mais de 240 projetos e obras desenvolvidos ao longo de 50 anos de atividade profissional foram organizados em ordem cronológica e revelam uma produção bastante variada em escala, uso ou contexto.
Apesar da diversidade desta produção, fruto de variadas influências, pode-se apreender o emprego recorrente de algumas estratégias projetuais que não só ilustram este fazer, como permitem estabelecer conexões com o ensino e a prática.
Terminada a pesquisa, este website – ARQUIVO EDUARDO DE ALMEIDA – se constitui como um produto autônomo, podendo ser complementado por novos projetos ou por material ainda inédito, permanecendo aberto a outras contribuições.
Eduardo de Almeida
Reflexões sobre estratégias de projeto e ensino
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
Tese apresentada para obtenção do título de Doutor em Arquitetura e Urbanismo.
Área de Concentração: Projeto de Arquitetura
Orientação: Professora Doutora Helena Ayoub Silva
Cesar Shundi Iwamizu
São Paulo, 2015
Reunida em um único volume pela primeira vez, a obra completa do arquiteto Eduardo Riesencampf de Almeida foi catalogada, digitalizada e organizada para esta tese, permitindo a compreensão do conjunto dos trabalhos desenvolvidos a partir de estudos, projetos executivos, perspectivas, croquis e fotografias. Tal material se somou a inúmeras entrevistas que não só permitiram leituras específicas sobre alguns projetos, como possibilitaram reflexões sobre os procedimentos projetuais aplicados durante seu percurso profissional.
Realizada ao longo de mais de cinquenta anos, pode-se notar que a obra de Eduardo de Almeida passou por diferentes fases e, dependendo das influências ou das parcerias estabelecidas em cada período, revela mudanças de linguagem e emprego de técnicas construtivas variadas, de acordo com o enfrentamento específico de cada projeto.
Apesar destas variações, é possível identificar a recorrência de estratégias projetuais que garantem unidade e caráter ao conjunto de sua obra, mesmo nos trabalhos destinados a diferentes usos, escalas ou contextos.
Este material, ainda inédito, permite revelar a um público mais amplo a produção arquitetônica de Eduardo de Almeida e ser utilizado como orientação para novos estudos sobre seu trabalho e, consequentemente, sobre a Arquitetura Moderna Paulista e Brasileira.
A abordagem permite ainda uma reflexão sobre estas táticas de projetar e suas relações com o ensino, uma vez que a obra de Eduardo de Almeida não se dissocia de sua atuação como professor, pois ela se reflete na produção de novas gerações, ex-alunos e ex-colaboradores.
Autorizo a reprodução e divulgação total ou parcial deste trabalho, por qualquer meio convencional ou eletrônico, para fins de estudo e pesquisa, desde que citada a fonte.
Crédito das imagens: Todas as imagens — desenhos e fotos — que estão sem créditos foram obtidos junto ao acervo do escritório Eduardo de Almeida Arquitetos Associados.
DOWNLOAD TESE DE DOUTORADO | EDUARDO DE ALMEIDA: REFLEXÕES SOBRE ESTRATÉGIAS DE PROJETO E ENSINO
SOBRE O ARQUITETO
Veja o verbete completo na Enciclopédia Itaú Cultural:
enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa102836/eduardo-de-almeida
“Eduardo Luiz Paulo Riesencampf de Almeida (São Paulo SP 1933). Arquiteto, designer e professor. Em 1960, forma-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU/USP, escola em que leciona a partir de 1967, nas cadeiras de desenho industrial e projeto de edificações, e se aposenta, em 1998. Em 1962, cursa desenho industrial e história da arte e da arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Florença, na Itália. Associado anteriormente a arquitetos como Arnaldo Martino, Sérgio Bernardes (1919-2002), Arthur Fajardo Netto, Henrique Pait, Ludovico Martino e Dácio Ottoni, trabalha sozinho desde 1987.
Inspirado primeiramente pela obra de Frank Lloyd Wright (1867-1959), aproxima-se da arquitetura norte-americana com influência de Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969), particularmente importante em São Paulo nos anos 1950 e 1960. Vem daí a freqüente associação da sua obra com conceitos como “elegância”, “clareza” e “rigor”, e sua obsessão pela modulação geométrica associada ao uso de componentes construtivos, como o bloco de concreto ou o tijolo cerâmico. Completa a sua formação a convivência na FAU/USP, e a proximidade com a “escola paulista”, liderada por Vilanova Artigas (1915-1985), marcada pela criação de grandes espaços associados ao uso do concreto armado e aparente.
De sua obra inicial, destacam-se a Residência Tassinari, 1964/1973, influenciada pelo brutalismo de Le Corbusier (1887-1965), e o conjunto de edifícios modulares Gemini, 1969/1970, vencedor na categoria Habitação Coletiva – Obra Construída, na premiação anual do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, em 1974. Em seguida, constrói verdadeiros marcos para a arquitetura residencial em São Paulo, como as casas Sigrist, 1973, Define, 1976, e sua própria residência, 1974. Com projetos residenciais, é premiado na 4ª e 5ª Bienais de Arquitetura de São Paulo, 1999 e 2003, e no concurso Bticino Interior da Arquitetura, em 1999. É o vencedor no Concurso de Anteprojetos para o Novo Campus da Fundação Getúlio Vargas, 1995, e recebe menção honrosa no Concurso Internacional de Projetos para o Museu Costantini, 1997, em Buenos Aires. Desde 2001 desenvolve o projeto para o Centro Universitário Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na USP, em parceria com Rodrigo Mindlin Loeb”.
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