Uso
Centro Cultural
Equipe
Dácio Ottoni e Eduardo de Almeida
Localização
Paris, França
Estágio
Anteprojeto
Observações
Não Construído
Características
Retomando a parceria com Dácio e David Ottoni, este projeto de extrema radicalidade cria uma solução constituída por duas ações: um subsolo de grandes dimensões – com os programas organizados ao redor de um pátio central – e um volume suspenso por meio de quatro pilares associados a uma estrutura de treliças espaciais, conformando um espaço coberto. Entre estes dois elementos um vazio desenhado pelas fachadas do tradicional bairro de Paris, o Marais. Tal investigação parece sintonizada com as experiências daquele momento de Buckminster Fuller – referência para as aulas de design de Eduardo de Almeida na FAUUSP –, do grupo inglês Archigram e, sobretudo, do projeto da praça central coberta da Exposição Universal de Osaka, coordenado por Kenzo Tange em 1970.
Número do Projeto
59
fonte: Prancha para o Concurso Internacional de Arquitetura para o Centro Georges Pompidou. Disponível em: <https://www.centrepompidou.fr/cpv/resource/ckXMzL6/rEnKgrz> Acessado em 9 de dezembro de 2014.
fonte: FAUUSP. Sobre Arquitetura Brasileira e Ensino na Virada do Século – Depoimentos de Professres Arquitetos da FAUUSP, vol. 1. São Paulo, 2008. pág. 252.